É possível ensinar cinema na escola?

A mestranda Janaína Pires, estudante de pós-graduação em Educação da UFRJ, orientada por Adriana Mabel, apresentou sua pesquisa intitulada "É Possível Ensinar Cinema na Escola?". O trabalho procura problematizar a questão do estudo de cinema como arte nas escolas.

De acordo com a pós-graduanda, seria necessário pensar o cinema não somente como linguagem, mas também e principalmente como arte. A ideia da necessidade de aulas teóricas desconstruiria o que é dito: que somente se aprende cinema fazendo. A aluna defende também a ampliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para que o cinema tenha um lugar específico no estudo de artes, já que se constitui numa linguagem específica.

As aulas propostas por ela contariam com um sistema de conhecimento em rede, em que alunos e professores juntos trabalhariam para dar sentido ao currículo escolar.