Cinema, instrumentos e signos

A pesquisa "Cinema, Instrumentos e Signos: Como Usufruir suas Possibilidades para Ler e Interpretar o Espaço como Texto nas Séries Iniciais", feita por Bruno Pontes, graduando de Geografia da UFRJ e orientado por Adriana Mabel, busca mostrar a relação entre cinema, geografia e ensino. A partir da coleta de dados sobre a produção de vídeos tratando da geografia, foi constatada a falta de material audiovisual de ensino. Propõe-se então na pesquisa a utilização do cinema como base de ensino de geografia. Para isso foram separados dois conceitos básicos a serem trabalhados: Paisagem e Escala.

Escolheu-se paisagem pelas diversas formas com que os alunos podem entrar em contato durante seu trajeto, indo ou voltando da escola. Escala estaria relacionada à forma como os alunos identificam e exemplificam conceitos geográficos usando objetos que estariam longe de sua vivência. O estudo dessa noção de escala seria para aproximar o aluno de seu cotidiano mostrando exemplos de fácil entendimento.

Há a relação entre instrumento, a câmera, e signo, o filme, para transformar o aluno em peça ativa no aprendizado, na discussão e na produção. Um exemplo disso foi o trabalho mostrado por Bruno, chamado "Minuto bondinho", feito por alunos com a câmera parada por um minuto descendo o bondinho, em referência aos primeiros filmes.