Imprensa Local e Cobertura da Violência na Baixada Fluminense

As estudantes Indaiara Ribeiro Cesário, Keila da Silva Oliveira e Tatiane Tavares da Silva, da Escola de Serviço Social (ESS- UFRJ), apresentaram nesta quarta-feira (7/10), a pesquisa “ Imprensa Local e Cobertura da Violência na Baixada Fluminense”, como parte da Jornada de Iniciação Científica.

Com orientação da professora Leilah Landim Assumpção (ESS-UFRJ), o trabalho analisa imagens e discursos sobre violência criminal através dos jornais locais da Baixada Fluminense, focalizando nas matérias publicadas em 2006. Para essa avaliação, foram selecionados dois jornais com posturas distintas no que diz respeito á violência: o jornal semanal O Município, de Duque de Caxias e o jornal diário Hora H, de Nova Iguaçu. O primeiro não noticia os casos de violência criminal, para não prejudicar a imagem da Baixada Fluminense junto a possíveis investidores. O segundo, por sua vez, trata os casos criminais de forma sensacionalista, banalizando a violência.

O grupo concluiu que, apesar dos altos índices de violência referentes ao Rio de Janeiro e, especificamente, à Baixada Fluminense, a grande imprensa omite os casos de violência, salvo quando são de grande magnitude, como na Chacina de Baixada Fluminense, em 2006, onde 29 pessoas foram assassinadas. Quanto à imprensa local, prefere omitir as matérias sobre violência, de modo a fazer repercutir uma imagem positiva da região, com ênfase nas atividades culturais e de cidadania.