Categorias
Memória

Material biodegradável surge como alternativa ao plástico

Propor o uso de biofilmes comestíveis como alternativa aos plásticos descartáveis é o objetivo do trabalho de Davi Lordeiro Moreira de Brito, apresentado nesta terça-feira (6/10), durante a XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, na Decania do CT.

“Esses biofilmes são formados a partir de compostos naturais como o polissacarídeo amido. São biodegradáveis, renováveis e alternativas ecologicamente corretas em relação ao plástico, que por seus componentes resistentes leva muito tempo para se decompor”, destacou Victor, orientado pelas professora Maria Inês Bruno Tavares e Paula de Miranda Costa Maciel

Considerados alternativas viáveis ao plástico, os biofilmes comestíveis de amido precisam aparentar características semelhantes às de embalagens tradicionais para poderem ser implementados no mercado. “Para isso, é preciso realizar avaliações quanto à estrutura, morfologia e às propriedades mecânicas dos biofilmes. Utilizei a espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) no processo, uma técnica altamente precisa”, explicou Victor.

O próximo passo da pesquisa é produzir biofilmes a partir de sementes de frutas, aproveitando uma matéria-prima geralmente descartada.