Categorias
Memória

Capes e CNPq lançam edital buscando estimular a publicação científica

CNPq e Capes oferecem R$ 5 milhões a projetos de editoração e publicação.

Inúmeras pesquisas científicas realizadas no Brasil acabam passando em branco devido à ausência de incentivos à publicações de periódicos acadêmicos. Notando este cenário, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), juntamente com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), lançou um edital cujo objetivo é estimular e dar suporte a publicações deste tipo.  A partir dele, projetos de editoração e publicação científica, de qualquer área, poderão  um auxílio de R$ 5 milhões. 

Para participar como proponente o candidato deve possuir título de doutor, currículo cadastrado na Plataforma Lattes e ser, obrigatoriamente, coordenador de apenas um projeto. Já o editor, deve ser um bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) ou de Produtividade em Pesquisa Tecnológica e Inovação (DT) do CNPq.
 
Será dada prioridade a periódicos divulgados, de forma aberta, através da internet ou de forma impressa/eletrônica simultaneamente. Os projetos devem:

– ser realizados e editados por instituição, associação ou sociedade científica brasileira, sem fins lucrativos

– estar disponíveis em indexadores relevantes e reconhecidos pela comunidade científica e tecnológica, além da base de dados SciELO; e/ou estar classificado no Qualis da Capes;

– possuir abrangência nacional/internacional;

– ter mais de 80% de artigos científicos e/ou técnico-científicos publicados e gerados a partir de pesquisas originais;

– ter circulado de forma regular nos dois anos anteriores e representar, em relação a outros periódicos da mesma área, opção majoritária de publicações por autores brasileiros.

Os interessados devem enviar seus projetos entre os dias 9 e 23 de novembro, através da página da Fundação Carlos Chagas. Outras informações podem ser encontradas no edital do concurso.