">Contrato será assinado nesta quinta e prevê construção de centro de pesquisa para tecnologias do pré-sal no Parque Tecnológico da Cidade Universitária.

UFRJ fecha acordo com multinacional Schlumberger para construção de Centro de Pesquisa sobre Pré-sal

A Universidade Federal do Rio de Janeiro assina, nesta quinta, 10 de setembro, contrato com a multinacional Schlumberger para a construção do primeiro centro de pesquisa internacional para tecnologias do pré-sal. O evento, que ocorrerá no prédio da Reitoria, na Cidade Universitária, às 15 h, firmará o acordo que prevê a construção do centro numa área de 8 mil metros quadrados no Parque Tecnológico da Universidade.

A Schlumberger atuará no desenvolvimento de novas tecnologias na área de petróleo e gás no Brasil no novo contexto de exploração da camada pré-sal. A empresa investirá no desenvolvimento de software de geociências para o setor de exploração e produção, em novas tecnologias para produção e caracterização de reservatório no pré-sal, e na criação de um centro de excelência em processamento e interpretação geofísica.

A multinacional é a líder mundial de serviços de tecnologia, gerenciamento de projetos integrados e soluções de informação para clientes da área de petróleo e gás, com atuação em mais de 80 países. Operando no Brasil desde 1945, a empresa emprega 1.500 pessoas em 12 locações no país.

O diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Maurício Guedes,  ressalta que o acordo com uma empresa do tamanho da Schlumberger enriquece a rede de pesquisa, desenvolvimento e inovação localizada no campus. Para ele, serão geradas grandes oportunidades para empresas de base tecnológica menor e para pesquisas na universidade.

O Parque Tecnológico, localizado na Cidade Universitária, tem 350 mil metros quadrados destinados a serem ocupados por empresas interessadas em desenvolver conhecimento em áreas de energia, meio ambiente e tecnologia de informação. O espaço é um ambiente de convivência entre empresários, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, gerando oportunidades de estágio aos alunos e possibilitando às empresas acesso privilegiado a laboratórios e profissionais de alta qualificação.