Paulo Castro dá dicas de como ter sucesso no mercado de trabalho

Em tempos de crise, ingressar no mercado de trabalho parece o maior desafio de todos. Paulo Castro, professor da Pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e jurado dos principais prêmios de propaganda do Brasil, procurou mostrar, na palestra promovida pela Escola de Comunicação da UFRJ, que a realidade pode ser outra. “Reclamar do mercado não adianta. O que você precisa fazer é correr atrás para se tornar o melhor”, aconselha.

Comparando a sua trajetória à da maioria dos universitários, o professor explica que o início da carreira é sempre ameaçador, mas é preciso ser persistente. Dedicação, para ele e para o mercado em geral, é mais importante que talento.

“É necessário estar sempre alerta. O mercado mudou de atitude, está mais exigente. E cabe ao profissional também mudar sua posição. Precisamos sempre nos atualizar, porque toda profissão pode ser reinventada”, garante.

Castro dá algumas dicas para aqueles que desejam trabalhar em áreas que exigem criatividade, como Publicidade e Propaganda. Segundo ele, o agente de criação precisa estar “antenado” a tudo, já que o cliente pode ser muito diversificado. Quanto maior o repertório do profissional, maior será a sua capacidade de agradar. Ele explica, ainda, que os concursos são de grande ajuda. Funcionam como uma espécie de respaldo quanto à competência do ingressante. E é essencial ter uma pasta com uma média de 15 trabalhos para serem apresentados aos contratantes.

“Acima de tudo, esforce-se. Estude, participe de quantos concursos puder, leia e veja tudo. O mundo hoje está mais dinâmico. O profissional moderno também precisa se adequar a essa nova realidade”, conclui Paulo Castro.