O perfil do estudante de Nutrição

A pesquisa Alimentação, Cultura e Sociedade foi apresentada nesta sexta-feira (18/9), durante o seminário Aspectos sócio-culturais na formação em Nutrição, e foi responsável por traçar o perfil dos estudantes desse curso, apontando classes sociais, gênero e, idade, dentre muitos outros fatores.

Os resultados apresentados por Alexandre Brasil, coordenador da pesquisa do NUTES, da UFRJ, trazem uma luz para as características em comum dos alunos do curso de Nutrição e visam estabelecer linhas de compreensão para uma maior proximidade e um maior entendimento das necessidades dos estudantes.

Dentre os traços definidos, enquadram-se como “típicos” alunos do curso de Nutrição estudantes do sexo feminino, brancas, jovens, solteiras, originárias do Rio e de cidades próximas, residentes nas casas dos pais e sem renda própria. Há ainda dados referentes aos turnos, cuja divisão se dá em 30% noturno e 70% diurno.

“A mulher tem vontade de ajudar”

Ao ser posta a questão sobre o porquê da escolha desse curso, Regina Oliveira, do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), disse que “isso é próprio da mulher, ela tem essa vontade de ajudar”. Para ela a nutrição está muito arraigada na mulher, que desde pequena vê a mãe cozinhando em casa e, muitas vezes, acaba se familiarizando com o assunto.

Ao falar do CFN, Regina fez um breve histórico do percurso do nutricionista no Brasil, citando o primeiro curso de Nutrição, criado ainda em 1939, e mencionando a regulamentação tardia, que só veio em 1967. Mas para ela o caminho está cada vez mais amplo, pois desde a instalação dos conselhos regionais em 1980 já houve muito progresso. Só de 2000 a 2007 o número de inscritos em cursos de Nutrição cresceu 400%, por exemplo.

Em sua visão, porém, é preciso que haja algumas modificações nos quadros de disciplinas das universidades, “saberes e práticas vêm de conhecimentos familiares, mas devia haver aulas sobre isso, pois nem todos têm acesso a muitas coisas, como vinhos e temperos diversificados, por exemplo”, criticou.

O seminário ocorreu na sexta-feira (18/9), das 8h às 13h, no salão Moniz Aragão, no campus da Praia Vermelha, da UFRJ. Av. Pasteur, 250. Os interessados em mais informações sobre a pesquisa podem entrar em contato pelos e-mails lec@nutes.ufrj.br ou pesquisa.nutes@gmail.com, além dos sites www.nutes.ufrj.br e www.oenutes.wordpress.