Categorias
Memória

Memória é o tema do Ciência em Foco de Outubro

No dia 3 de outubro, ás 16 h, a Casa de Ciência da UFRJ exibe o filme "Cidade das sombras" (Dark City – Austrália/E.U.A., 1998), seguido pela palestra “Lembranças e Memórias: o que nos faz humanos”, ministrada pelo pesquisador Fernando Vidal, do Instituto Max Planck da História da Ciência, em Berlim.

Parte do projeto “Ciência em foco”, a palestra irá discutir como a neurobiologia contemporânea vêm pensando a memória e o cérebro humano. O filme “Cidade das sombras”, do diretor Alex Proyas, fala sobre uma raça em processo de extinção, os Estrangeiros, que implanta novas memórias em habitantes de uma cidade e reconstrói o espaço urbano. Sua última chance de sobrevivência é se tornarem humanos. Para descobrir a essência da humanidade, os Estrangeiros manipulam lembranças individuais. 

O Ciência em Foco acontece todo primeiro sábado do mês e busca estimular a produção e a circulação de novas idéias a partir da exibição de filmes e de debates com professores e pesquisadores. A Casa de Ciência da UFRJ fica na rua Lauro Muller, n 3, Botafogo, próximo ao shopping Rio Sul.