XV Semana de Microbiologia e Imunologia da UFRJ

Começou no dia 21 de setembro mais uma Semana de Microbiologia e Imunologia. A décima quinta edição do evento tem o apoio do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG) e foi idealizado e realizado pelos alunos do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, Microbiologia e Imunologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A semana surgiu com o objetivo de integrar estudantes da área biomédica de todo o país e de divulgar o Curso de Microbiologia e Imunologia, ainda pouco conhecido em muitas universidades.

Muitas pessoas, entre alunos, palestrantes e organizadores, participaram da mesa de abertura da semana, no Auditório Nobre do IMPPG. Estiveram presentes Agnes Figueiredo, diretora do IMPPG, André Santos, professor e coordenador do Curso de graduação em Microbiologia e Imunologia, entre outros. Destacou-se a importância e o orgulho em realizar mais uma semana totalmente organizada pelos alunos do curso e que se sustenta há vários anos, possibilitando a divulgação de novos trabalhos, das técnicas e das ideias nessa área.

A palestra de abertura debateu o tema “Sinalização química entre bactérias e o hospedeiro” e foi ministrada pela doutora Vanessa Sperandio, da Universidade do Texas. A palestrante procurou ressaltar a importância de estudar a Microbiologia e a Imunologia, diante do fato que o ser humano possui 10¹³ células no corpo, porém, especificada somente a flora bacteriana gastro-intestinal, há dez vezes mais células bacterianas. Portanto, há a necessidade de lembrar que o corpo humano é um grande criadouro para bactérias.