">Multinacional francesa, produtora de serviços tecnológicos na área de petróleo, será instalada no Parque Tecnológico.

UFRJ sediará centro de pesquisa de pré-sal

Nessa quinta-feira, 10 de setembro, ocorreu a assinatura do contrato entre a multinacional francesa Schlumberger, produtora de serviços tecnológicos na área de petróleo, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, para a construção do primeiro Centro de Pesquisa Internacional de Pré-sal, que será instalado no Parque Tecnológico da UFRJ, numa área de 8 mil metros quadrados na Cidade Universitária, ao lado do Lab Oceano, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE).

Maurício Guedes, diretor do Parque Tecnológico, iniciou a cerimônia, enfatizando que o Brasil passou a ser um país extremamente relevante para a indústria de Petróleo no mundo, o que atrai muitas empresas, principalmente para o Rio de Janeiro, já que o estado possui um bem equipado e bem estruturado Parque Tecnológico na Cidade Universitária.

Ele comentou a importância da construção do centro de pesquisa no Parque Tecnológico, que empregará centenas de pessoas e promoverá avanços na exploração do pré-sal e de petróleo.

O francês Antoine Track, gerente da Schlumberger no Brasil, ressaltou que o Centro Tecnológico tem muitos ingredientes para o sucesso, devido à sua proximidade com a UFRJ, com o Aeroporto Internacional Tom Jobim e com a Petrobras. Além disso, Track elogiou a tecnologia avançada do CENPES e do Parque Tecnológico da UFRJ.

Já Carlos Tadeu, gerente executivo do CENPES, lembrou que, no Centro Tecnológico a ser construído, estarão projetos de desenvolvimento para enfrentar os desafios da tecnologia, principalmente com a nova descoberta de petróleo em camadas muito profundas.

No fim do evento, o reitor Aloísio Teixeira ressaltou a importância de parcerias com empresas, afirmando que a dinâmica de relações entre UFRJ, CENPES e firmas que estão constituindo seus laboratórios na Cidade Universitária permitirá que a ilha seja um dos maiores centros de pesquisa de petróleo do mundo, e isso irá beneficiar o ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

Ao final da fala de Aloísio, o reitor e Ana Zambelli, gerente geral da Schlumberger no Brasil, assinaram o convênio.