Exibição de filmes matemáticos no alojamento da UFRJ

A Assembleia dos Estudantes do Alojamento da UFRJ realiza entre os dias 14 e 18 de setembro a I Semana de Filmes Matemáticos. Os filmes, com tramas ligadas à ciência exata, serão exibidos gratuitamente às 21h15, no alojamento dos estudantes, na Cidade Universitária.

Programação:
Dia 14 – “Gênio Indomável”, de Gus Van Sant (1997)
Jovem rebelde trabalha como faxineiro de uma universidade e revela-se um gênio da matemática. Premiado com o Oscar de melhor roteiro original e melhor ator coadjuvante pela atuação de Robbin Willians.

Dia 15 – “Pi”, de Darren Aronofsky (1998)
Um gênio da matemática que possui dificuldades de relacionamento com outras pessoas encontra um padrão no número pi que permite que se descubra o que vai ocorrer no futuro.

Dia 16 – “Preço de um Desafio”, de Ramón Manéndez (1988) A trajetória de um professor boliviano contratado para dar aulas de matemática em um colégio americano de periferia.  Baseado em uma história real. Indicado ao Oscar de melhor ator pela atuação de Edward James Olmos.

Dia 17 – “The Oxford Murdes”, de Alex de la Iglesia (2008) Filme inédito no Brasil, conta a história de professor universitário e seu melhor aluno, que juntam seus conhecimentos para investigar uma série de assassinatos conectados por símbolos matemáticos.

Dia 18 – “Uma mente brilhante”, de Ron Howard (2001)
A história real de um matemático, John Forbes Nash Jr., considerado esquizofrênico pelos médicos, mas que chegou a ganhar um Prêmio Nobel graças à sua genialidade. Vencedor de quatro Oscars: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante (Jennifer Connelly).