Exposição comemora 10 anos do Programa de Recursos Humanos da ANP

Criado em 1999, o Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo (PRH-ANP) surgiu como resposta à expansão do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Proporcionando  formação complementar aos alunos de graduação e pós-graduação dessa área, o PRH-ANP atende as demandas do mercado e forma profissionais qualificados para a criação de novos conhecimentos científicos. Como parte da celebração dos 10 anos de sucesso do PRH-ANP, a UFRJ recebe até sexta-feira (4/9), no hall do Centro de Tecnologia (CT), uma exposição em que são apresentadas as principais atividades desenvolvidas pelo programa ao longo desse período.

Através da inclusão de disciplinas de especialização e da concessão de bolsas, o programa da ANP beneficia milhões de estudantes em todo o Brasil. Na UFRJ, os números ilustram o sucesso das atividades. “Nesses 10 anos, investimos cerca de R$ 42 milhões em projetos e apoios institucionais, que beneficiaram a formação de mais de 545 profissionais para o mercado de trabalho”, ressaltou Jussara Lopes Miranda, representante dos PRHs da UFRJ, durante a abertura da exposição, nessa segunda-feira (31/9), no auditório do Centro Tecnologia.

Atualmente, o PRH-ANP é executado por 23 instituições de ensino superior, localizadas em 13 estados do país. A UFRJ participa de sete programas: PRH 01 (Químico de Petróleo), PRH 02 (Formação de Profissionais de Engenharia Civil para o Setor de Petróleo e Gás), PRH 03 (Sistemas Oceânicos e Tecnologia Submarina para Exploração de Petróleo e Gás em Águas Profundas), PRH 13 (Programa da Escola de Química), PRH 18 (Capacitação de Recursos Humanos em Geologia do Petróleo), PRH 21 (Programa de Economia, Planejamento Energético e Engenharia de Produção na Indústria do Petróleo) e PRH 35 (Integridade Estrutural em Instalações da Indústria do Petróleo).

“Dos 36 PRHs vigentes no Brasil, a UFRJ é a instituição que possui o maior número. Isso é motivo de muito orgulho, e faz nos esforçarmos ainda mais para mantermos a qualidade e excelência de nossos programas. Os prêmios ganhos por nossos alunos em várias instâncias são mero espelho do nosso engajamento”, destacou Jussara.

As atividades de comemoração integram uma programação que abrange as 23 instituições participantes do programa da ANP. A exposição itinerante já esteve presente em outras universidades, e chega agora à UFRJ.