Categorias
Memória

Pesquisa comprova boa qualidade da água do CAp-UFRJ

Análise comprova que a água consumida na unidade está própria para o consumo.

O “Projeto H2O: aqui se aprende, aqui se faz”, realizado pelo Laboratório de Desenvolvimento Analítico (LaDA/IQ), com o apoio da Prefeitura da UFRJ, verificou que a água do Colégio de Aplicação da UFRJ se encontra própria para o consumo. Os resultados das amostras recolhidas nos bebedouros e da entrada de água da cisterna do Colégio foram encaminhados nesta quinta, dia 6, ao prefeito da UFRJ, Hélio de Mattos Alves.
 
O CAp-UFRJ torna-se, deste modo, a segunda unidade da universidade a ter a água para consumo analisada. Em maio último, o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) teve suas amostras recolhidas em dez pontos distintos e analisadas a partir de parâmetros rigorosos. “A qualidade da água nos pontos coletados do prédio da decania estava em condições de consumo”, garantiu o professor Delmo Vaitsman, coordenador do LaDA/IQ.
 
As amostras do CAp analisadas pelo Laboratório atenderam a parâmetros estabelecidos pela legislação sanitária em vigor (Portaria n° 518-GM/04 do MS), tanto do ponto de vista microbiológico, como físico e físico-químico. Vaitsman pretende expandir o projeto H2O também para o campus da Praia Vermelha e outras unidades da UFRJ, a serem indicadas em comum acordo com a Prefeitura Universitária.
 
O Restaurante Universitário será o próximo local a ser analisado. De acordo com o prefeito, o projeto é de vital importância para atestar a qualidade da água que a comunidade acadêmica está consumindo. “A ideia é que todas as unidades que tenham caixa d’água ou cisterna sejam analisadas. A Prefeitura está dando total apoio ao projeto por entender que a medida é uma forma de manter a qualidade da água utilizada pela universidade”, finaliza o prefeito.