Categorias
Memória

Comunicação através da dança

A movimentação incomum no hall do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ) despertava a atenção na quarta-feira (12/08), pois todos pareciam querer assistir à apresentação de Kirtan, prática tradicional na Índia feita através de cantos devocionais e guiada pelo monge Sripad Maharaja. Em pouco tempo, mesmo sem compreender o idioma, funcionários e estudantes estavam envolvidos pela música e pela dança indianas.

Embora a apresentação tenha incluído apenas o canto e a dança, o Kirtan tradicional é composto por três etapas. De início dança-se com os olhos fechados, canta-se e batem-se palmas para provocar envolvimento total; em seguida, o corpo é deitado imóvel e em silêncio para depois dançar e cantar novamente com liberdade.

Para o monge, o Kirtan é essencial à vida das pessoas. “Cantar os santos nomes é algo muito importante porque dentro deles há todo o poder de Krishna. Se você cantar esses santos nomes, todos os tipos de atividades ruins e pecaminosas vão sair do seu coração, ele vai ficar claro e sempre limpo; então cante os santos nomes e seja feliz”, resumiu ele sobre a apresentação.