Colóquio Franco-Brasileiro de História Conceitual da Matemática

Evento do Instituto de Matemática reúne pesquisadores brasileiros e franceses.

Como parte das comemorações do ano da França no Brasil, acontece, entre os dias 21 e 28 de agosto, na UFRJ, o 1º Colóquio Franco-Brasileiro de História Conceitual da Matemática, com palestras de pesquisadores e professores franceses e brasileiros. O Instituto de Matemática da UFRJ, em parceria com as instituições francesas Archives Henri Poincaré e Fondation Maison des Sciences de L’homme de Paris, é responsável pelo evento, que conta com o apoio dos governos federais da França e do Brasil.

Com palestras sobre temas relacionados aos trabalhos do matemático francês Jules Henri Poincaré, na segunda-feira (24/8), acontecerá a I Jornada Poincaré, na sala G-122 do Centro de Tecnologia (CT). O matemático francês contribuiu em diferentes campos:  mecânica celestial, mecânica dos fluidos, óptica, eletricidade, elasticidade, termodinâmica, mecânica quântica, teoria da relatividade e cosmologia. Ele também trabalhou para a popularização da matemática e da física e escreveu vários trabalhos para o público leigo.

Nos dias 21 e 24 de agosto as palestras serão na sala G-122 do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe-UFRJ). Entre os dias 25 e 28, o evento segue no salão nobre da decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Para ver a programação completa, acesse o site do evento.