Seminário debate os 30 anos da Lei da Anistia

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) promove o seminário Anistia: Reparação e Memória, no dia 30 de setembro. O evento ocorrerá simultaneamente no Auditório Manoel Mauricio de Albuquerque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e na Sala Anísio Texeira, da Faculdade de Economia, no campus Praia Vermelha.

Buscando debater os efeitos e implicações da Lei da Anistia, o seminário pretende envolver a comunidade acadêmica e a sociedade em geral na discussão sobre a anistia e os processos de reparação em andamento na Comissão da Anistia.

Além disso, serão homenageados os estudantes e professores da UFRJ assassinados ou desaparecidos no período da ditadura militar. O evento, uma parceria entre o NEPP-DH com o Grupo Tortura Nunca Mais e o Centro de Justiça Internacional(Cejil), contará com mesas-redondas, exibição de filmes e exposição sobre a temática.

Programação:

10:00 –  Mesa “Anistia: reparação para não esquecer”

Prof. Aloísio Teixeira (Reitor/ UFRJ)
         Prof. Marcelo Corrêa e Castro (Decano CFCH / UFRJ)
         Prof. Hélio de Mattos Alves (Prefeito/ UFRJ)
         Profª Cristina Riche (Ouvidora/ UFRJ)
         Profª Mariléa Venancio Porfirio (Diretora / NEPP-DH)
         Profa. Cristina Miranda (Presidente ADUFRJ)
         Representante da Direção do DCE Mário Prata /UFRJ
         Representante do SINTUFRJ
        Beatriz Affonso (Diretora do Centro de Justiça Internacional – CEJIL/Brasil)
              Elizabeth Silveira (GTNM/RJ)
              Hildegard Angel (familiar de desaparecido político)
Homenagem aos alunos e professores da UFRJ mortos/desaparecidos no período da ditadura militar.

11:30 – Abertura da exposição “Anistia: reparação e memória” (Sala Anísio Teixeira/ Faculdade de Educação/UFRJ)
Apresentação: Ana Lucia Soutto Mayor (Coordenadora de Extensão/NEPP-DH)

17:00 – Exibição de filmes sobre a Anistia
18:00 – Mesa  “Anistia: uma luta permanente”