Seminário aborda novas tecnologias

O Telejornal da UFRJ (TJ/UFRJ) realizou na quinta-feira, dia 27, o seminário Multimídias. O evento, realizado na Central de Produção Multimídia (CPM), no campus da Praia Vermelha, abordou temas relacionados à influência das novas tecnologias na área da comunicação.

A diretora da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, Ivana Bentes, abriu o evento explicando a importância do TJ/UFRJ e das discussões sobre o tema proposto. “Esse grupo é muito importante. O seminário é essencial para nós pensarmos as mudanças no jornalismo e na comunicação a partir das mudanças digitais e das novas tecnologias”, afirmou.

Alexandre Bortolini, do Núcleo de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão (PR-5), falou sobre a importância de reunir diferentes grupos da universidade que trabalham com o audiovisual. “As novas tecnologias servem de ferramenta para os comunicadores, mas também como instrumento de diálogo e de mobilização política. Para a PR-5, o importante é o diálogo com o que é externo à universidade, com a comunidade”, salientou.

Henrique Antoun, professor da ECO/UFRJ, também participou do seminário. Segundo ele, as novas tecnologias não significam apenas a mudança de suporte. “Elas representam uma nova maneira de fazer comunicação.”

A atuação do TJ/UFRJ

A primeira mesa do encontro, com o tema “Narrativas Jornalísticas Audiovisuais na web”, foi composta por Mohammed Elhajji, professor da ECO/UFRJ, Beatriz Becker, professora e coordenadora do projeto TJ/UFRJ, Gustavo Poloni, gerente do canal de notícias do portal Terra, Manoela Pereira, gerente-geral de Entretenimento do portal UOL, e Viktor Chagas, coordenador-editorial do Overmundo.

Beatriz Becker contou um pouco sobre a história, o método, o funcionamento e os objetivos do TJ/UFRJ: “O TJ é uma atividade de ensino e pesquisa. Fazemos transmissão de eventos e servimos também como um acervo audiovisual para alunos e professores. Nossa intenção é contar histórias de outros ângulos, e fazer com que os alunos e bolsistas tenham uma visão crítica. Queremos formar profissionais, mas também trocar experiências”, afirmou a coordenadora do projeto.

Gustavo Poloni falou sobre as características e especificidades da internet. “Na narrativa da web, há uma característica muito específica. Muitas coisas que não seriam notícia no jornal impresso, são consideradas importantes na internet. As notícias vão evoluindo e sendo atualizadas minuto a minuto”, disse o gerente do Terra.

Para Manoela Pereira, gerente de Entretenimento do portal UOL, por mais que a internet seja um meio instantâneo, a apuração jornalística deve ser preservada. “A essência do jornalismo não pode se perder. Temos que manter a pauta, a investigação”. Além disso, Manoela abordou o formato de notícia multimídia. “Estamos aprendendo a fazer notícia para a web. O leitor não quer mais só o texto. Precisa ter vídeo, foto, enquete e slides”, completou.

Viktor Chagas terminou a palestra explicando o funcionamento do Overmundo e discutindo as vantagens da Web 2.0.