Gustavo Loyola debate crise e economia brasileira

O programa “Diálogos Universitários” realizou na quinta-feira, dia 27, a sua 2ª edição na UFRJ, recebendo Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central, para a palestra Perspectivas Econômicas em Tempos de Crise. O evento, realizado no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura, no campus da Praia Vermelha, teve a presença de Simone Veltri, gerente de Responsabilidade Social da Souza Cruz, e Diego Lopes, diretor-presidente da Ayra Consultoria, uma empresa-júnior formada por alunos da UFRJ.

Gustavo Loyola abordou o cenário econômico atual. Segundo ele, a retração deve afetar mais fortemente os países desenvolvidos. Apontou também o processo de reação da economia, que já começa a mostrar sinais de melhora. Os países desenvolvidos, segundo ele, terão uma recuperação mais lenta que os emergentes.

Ele explicou ainda as razões de o país não ter sido atingido de forma tão intensa pela crise, como previam alguns analistas. De acordo com o ex-presidente do Banco Central, o fato de os preços em dólar terem diminuído foi uma das razões para que não houvesse passagem dos efeitos da desvalorização cambial para o consumidor, diminuindo os riscos de inflação.

As expectativas do economista para o próximo ano são positivas. A economia deverá voltar a crescer em 2010. Porém, as indústrias voltadas à exportação devem ter maior dificuldade de recuperação pelo baixo crescimento econômico mundial.

Por fim, Loyola falou sobre o período eleitoral e sua influência na economia. Segundo ele, o período eleitoral pode produzir políticas econômicas insatisfatórias. “As reformas vão precisar ser retomadas a partir de 2011", afirmou.