FestCine homenageia Ruth de Souza

A IV edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário de Belo Horizonte pela primeira vez é realizada no Rio de Janeiro. Na última segunda, a atriz recebeu uma homenagem no Salão Azul do Prédio da Reitoria.

A abertura do IV Festival de Cinema Universitário de Belo Horizonte (Festcine) aconteceu na última segunda, dia 24. Pela primeira vez realizado no Rio de Janeiro, com apoio da UFRJ, o evento celebrou o talento de Ruth de Souza. Aos 88 anos, sendo 60 deles dedicados ao trabalho, a atriz com trabalhos na TV e no cinema foi homenageada no Salão Azul do Prédio da Reitoria.

Melhor atriz do Festival de Gramado de 2004, com o filme As Filhas do Vento, Ruth foi escolhida por sua longa trajetória no cinema e por expor os temas diversidade e indentidade. Ela foi também a primeira atriz negra a se firmar no cinema brasileiro, com mais de 40 filmes no currículo. “É uma alegria ter o trabalho reconhecido, fico muito orgulhosa. Sempre lutei pelo cinema. Ele é importante para a educação porque mostra o retrato de um povo, um país. A gente conhece muita coisa pelo cinema”, afirmou.

O FestCine  prossegue até o dia 28 deste mês. Das 10h às 12h dos dias 25, 27 e 28 são realizadas mesas com debates sobre cinema no Salão Azul. Até sexta, dia 28, o festival exibe uma mostra competitiva de filmes na sala 614 da EBA, com o horário das 13h às 15h.