Categorias
Memória

Especialistas debatem mídia e meio ambiente

Para Amélia Gonzalez, editora do suplemento "Razão Social", do jornal O Globo, mídia tende a tratar com banalidade temas como o desenvolvimento sustentável.

A II Semana de Comunicação Ambiental foi aberta na segunda-feira, dia 24, com o tema Meio ambiente na mídia. O evento, que amplia a discussão sobre meio ambiente nos veículos de comunicação, teve a participação de Amélia Gonzalez, editora da revista Razão Social de O Globo, Felipe Lobo, repórter do site O Eco, e Sérgio Ricardo, ambientalista e subsecretário de Meio Ambiente de Nova Iguaçu. 

“Podemos perceber que se fala cada vez mais de meio ambiente e a preocupação aumenta a cada dia. Esse é um fator positivo, mas ainda não é suficiente”, afirma Amélia Gonzalez. A jornalista, que edita há cinco anos o caderno Razão Social, explica que a mídia costuma tratar com banalidade temas que, muitas vezes, não são muito conhecidos, como o desenvolvimento sustentável.

Felipe Lobo mostrou, através do site O Eco, que já existem pessoas preocupadas com o rumo do meio ambiente. Para ele, a discussão sobre o tema cresceu muito nos últimos anos, mas precisa entrar como prioridade na mídia. “É preciso que haja meio ambiente em tudo, nas primeiras páginas dos jornais e nas nossas rotinas diárias”, defende Lobo.

Lidando com as ações do poder público, o ambientalista Sérgio Ricardo abordou a impossibilidade de existirem projetos sustentáveis no atual sistema capitalista. A primeira solução, segundo ele, seria alterar o modelo econômico vigente.

A discussão continua nesta terça, dia 25, com a mesa Política e legislação ambiental, a partir das 14h30. Haverá, em seguida, uma oficina de Comunicação de Risco e Gestão de Catástrofes. A II Semana de Comunicação Ambiental é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET) da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ). O evento acontece no salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, que fica na av. Pasteur, 250 – campus Praia Vermelha.

Os interessados podem obter mais informações através do site do evento.