">Atriz é aguardada na abertura do IV Festival de Cinema Universitário, que acontece nesta segunda, no prédio da Reitoria.

IV Festival de Cinema Universitário homenageia Ruth de Souza

Ruth de Souza é a homenageada da abertura do IV Festival de Cinema Universitário de Belo Horizonte, que ocorre nesta segunda, dia 24. A atriz é aguardada no evento que acontece pela primeira vez no Rio de Janeiro, a partir das 10h, no salão Azul do prédio da Reitoria da UFRJ. Aos 88 anos, Ruth de Souza receberá o troféu das mãos de Mônica Miranda, coordenadora do Festcine.

O Festival de Cinema Universitário apresentará simultaneamente, no Rio e em Belo Horizonte, filmes até o dia 28 de agosto. No dia 25, o filme Contratempo, de Malu Mader e Mini Kerti, será apresentado, seguido de um debate entre professores, universitários e jovens oriundos do trabalho desenvolvido no Observatório de Favelas, da Maré.

Em 2009, o Festcine traz uma novidade: a exibição, em sessões especiais, do 37º Festival Internacional de Cinema de Algarve, um dos mais antigos festivais de Portugal, e do 6º INDIE Lisboa, considerado um dos maiores festivais independentes da União Europeia.