Encerramento homenageia independência indiana

Emocionados, indianos lembraram a opressão inglesa e a luta pela liberdade na última sexta-feira (14/08) durante o encerramento do “Índia em Foco”, organizado pelo Centro de Tecnologia (CT/UFRJ). Shantikumar Nair, S.R. Shetye e Harbans Lal Arora valorizaram a guerra sem armas guiada por Mahatma Gandhi no século XX e a superação diante da descrença mundial na capacidade de o país manter o regime democrático.

Para Shantikumar Nair, “o dia da independência da Índia reflete não apenas a libertação dos ingleses, mas a vitória do espiritualismo sobre o materialismo”. No entanto, segundo informou, a Índia vem perdendo para a espiritualidade tradicional. “O apego material tem feito com que os indianos estejam se esquecendo da própria alma”, disse.

Rubens Turci, do Centro de Estudos em Índia e Ásia do Sul (Leias), mostrou as diferenças entre as duas sociedades através da análise das bandeiras dos dois países, apoiado em textos clássicos de Cecília Meireles, Cruz e Souza e Castro Alves. “A razão e os sentimentos aparecem integrados na bandeira indiana, enquanto  na brasileira a referência a sentimentos é apenas implícita, com predomínio da razão. Sempre nos foi ensinado que cientistas devem ser agnósticos, mas no final vemos que cada um tem as suas crenças e essa palestra mostra o quanto isso é possível”, disse.

Durante a semana, foi assinado um acordo de cooperação entre a UFRJ e universidades indianas e, após diversas palestras temáticas e danças típicas, a Companhia Folclórica do Rio UFRJ e o Grupo de Capoeira da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ) encerraram o “Índia em Foco” com uma apresentação animada no auditório do Centro de Tecnologia.