Categorias
Memória

Pausa no Centro de Tecnologia para a música indiana

 Para iogues e santos indianos a música é um excelente atalho para incorporar o divino. Quem deixou se levar pela apresentação da dupla Ananda Jyoithi e Diego Hauptman pôde sentir um pouco da sensação no fim da manhã desta quarta-feira (12/8), no hall do Centro de Tecnologia. A dupla apresentou três ragas, a música clássica indiana, minunciosamente compostas com base na relação dos ciclos da natureza e as diversas alterações de tempo e espaço no universo.

O primeiro raga apresentado se chama Jog, que significa ioga, ou união entre o espírito humano e o cósmico. Uma atmosfera romântica, pacífica e espiritual está presente na música que inspirou muitas canções folclóricas de barqueiros da Índia. Em seguida a dupla apresentou a raga Bahar, relacionada à primavera e ao frescor das fragrâncias e perfumes das flores. A apresentação terminou com a raga Vadha Masari.

Ananda Jyothi é músico indiano, vive há nove anos no Brasil e toca a tabla, um instrumento de percussão, enquanto Diego Hauptman é graduado em música pela Faculdade de Artes do Paraná e estuda a música indiana há sete anos. Ele interpreta músicas com um tradicional instrumento de cordas indiano, o sitar.