Categorias
Memória

A união entre o moderno e o milenar

Uma parceria necessária e natural. Assim o embaixador da Índia no Brasil, B. S. Prakash, definiu a relação entre os dois países durante a abertura do evento Índia em Foco, na segunda-feira (10/8), no auditório do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação (Coppe/UFRJ). O embaixador apresentou as semelhanças e diferenças entre a cultura de brasileiros e  indianos, e revelou aspectos curiosos do país milenar que tenta aliar as tradições culturais do povo com as modernas tecnologias e as demandas da globalização mundial.

A solenidade contou com a presença do reitor da UFRJ, o professor Aloisio Teixeira, que destacou a importância da realização do evento. “Esse encontro não possui apenas um caráter científico, ele é um momento de aproximação cultural que pode descortinar um futuro muito grande para nossos países e universidades”.
 
Organizado pela Decania do CT, pela Reitoria da UFRJ, pela Coppe/UFRJ e pelo Programa de Engenharia Naval e Oceânica (Peno/Coppe), o evento contou ainda com a participação do decano do CT, Walter Suemitsu, e de representantes de universidades indianas. “Nós acreditamos que para existir uma cooperação efetiva entre países é necessário que as pessoas conheçam as semelhanças e diferenças entre suas culturas. E esse é o principal objetivo do evento”, ressaltou o decano.

O crescente interesse da sociedade brasileira não só pelos aspectos culturais indianos, mas também pelos valores e o desenvolvimento tecnológico do país estiveram em debate. “O maior exemplo desse interesse pela cultura indiana é a novela Caminho das Índias, em que há uma tentativa de aproximação entre as duas sociedades”, destacou o reitor. A novela da Rede Globo, maior emissora do país, atinge constantemente altos índices de audiência. 

Nada é preto-no-branco

O embaixador B.S. Prakash destacou pontos importantes em relação à cultura de seu país: “Atualmente todos sabem um pouco sobre a Índia; porém, deve ser lembrado que esses discursos ainda são uma grande interrogação. Quando se trata de Índia, nada é definido, preto-no-branco, é tudo um grande cinza”. Essa complexidade tem origem principalmente na grande diversidade de idiomas, culturas, religiões e disparidades sociais presentes no país.

B.S. Prakash listou as principais características do pensamento indiano. “A civilização indiana sempre teve uma aceitação da diversidade, dos valores familiares, uma crença fora do material, em outras vidas, no ser transcendental e coletivo.” Para ele, a incorporação desses valores levaria à superação de comportamentos individualistas, gananciosos e materialistas predominantes no mundo moderno. “A Índia é uma civilização antiga. Os governos mudam, os interesses sociais mudam, mas os valores que influenciam o indiano continuam. A sociedade se desenvolve, mas continua em harmonia com o universo”, finalizou o embaixador. 

A programação do Índia em Foco continua ao longo da semana e conta ainda com a realização de mesas-redondas, shows de músicas e outras atividades. No dia 13 de agosto, o ministro das relações exteriores do Brasil, Celso Amorim, estará presente na palestra “Comércio Brasil-Índia e acordo de cooperação”. O encerramento do evento ocorrerá dia 14, sexta-feira, com a assinatura de um acordo de cooperação entre a UFRJ e universidade indianas.