Uma homenagem à história da Faculdade de Medicina

Foi lançado na última segunda o livro sobre a história da unidade.

Dando continuidade à comemoração dos 200 anos da Faculdade de Medicina da UFRJ, comemorados em 2008, foi lançado na segunda-feira (03/8), no Auditório Halley Pacheco de Oliveira, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o livro 1808-2008: Faculdade de Medicina da UFRJ – Transformações: Social, Política, Tecnológicas e Evolução. Diante de importantes professores da Faculdade de Medicina e médicos da HUCFF, foram ressaltados diversos pontos a serem lembrados e melhorados na história da faculdade.

Estavam presentes à mesa principal as organizadoras do livro, Marleide da Mota Gomes, Sylvia Mello Vargas e Talita Romero Franco, o diretor da Faculdade de Medicina, Dr. Antônio José Ledo Alves da Cunha, o diretor do HUCFF, Alexandre Pinto Cardoso, o diretor-presidente da Editora Atheneu, Paulo Rzezinski, o presidente da Amil, Edson Bueno, além de importantes nomes da Medicina da UFRJ e do Brasil, como Pietro Novelino, presidente da Academia Nacional de Medicina, e o professor Jorge Maia.

Segundo Talita Romero Franco, o resgate do álbum de formatura de seu pai, com fotografias da época em que a sede da Faculdade de Medicina era na Praia Vermelha, e o convite de formatura dos alunos de Medicina do último semestre, com uma foto tirada no Aterro do Flamengo, são fatores que contribuíram muito para o lançamento deste livro.

Um dos problemas mais importantes debatido no lançamento foi a criação de uma sede exclusiva da Faculdade de Medicina, que abrigue toda a tradição da instituição e o respeito e sentimento dos novos formandos com a instituição, como acontecia na época da Praia Vermelha. “Este livro é uma espécie de epitáfio de uma era e é também a catarse de um trauma. As pessoas que ainda falam na Praia Vermelha estão envelhecendo e os jovens não têm o menor sentimento em relação à Praia Vermelha”, explica Talita Franco.

Há a necessidade de fatores concretos, como este livro e a futura construção de uma sede que façam com que os novos alunos não percam o sentimento e não deixem de reconhecer a importância da instituição. O objetivo principal da obra é fazer com que a rica história da Faculdade de Medicina não caia no esquecimento.