Cultura do software em debate no Fórum

A coordenação do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ realiza, nos dias 6 e 7 de agosto, o seminário “Cultura 2.0”. O encontro, que acontece no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), vai abordar o impacto das mídias e dos ambientes digitais na consolidação do chamado capitalismo cultural.

Na quinta-feira, dia 6, das 14 às 18 horas, os temas debatidos incluem “A era da interface” e “Cultura móvel”. Os palestrantes convidados são Giselle Beiguelman, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, e André Lemos, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador do fenômeno das “cibercidades” e das relações entre as novas tecnologias de comunicação e o espaço urbano contemporâneo.

Já na sexta-feira, dia 7, das 10h às 12h, Lev Manovich, professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), e Cícero Inácio da Silva, pesquisador e professor na área de tecnologias digitais, abordam os estudos culturais do software. Esse novo campo de pesquisa, envolvendo acadêmicos, artistas e profissionais da cultura interessados em Tecnologia da Informação e os seus efeitos culturais e sociais, percebe o software como um fenômeno presente em todas as áreas das sociedades contemporâneas, desde sinais de trânsito, buscas na internet até rotas aéreas.

O Salão Moniz de Aragão fica localizado no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, na av. Pasteur, 250, campus Praia Vermelha.