">Observatório do Valongo participa da exposição “Astronomia na Cinelândia: o público é a estrela”. Destaque será uma tenda que permitirá a observação dos astros do Sistema Solar.

Observatório do Valongo participa de exposição no Centro do Rio

Trazer a Astronomia até o cotidiano de quem passa pelas ruas do centro do Rio é o objetivo da exposição “Astronomia na Cinelândia: o público é a estrela”. O evento, organizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e pela Fundação Planetário, acontece entre os dias 4 e 8 deste mês. Os horários de visitação são das 8h30 às 17h30, de terça a sexta, e das 10h às 18h, no sábado. A exposição faz parte da XXVII Reunião da União Internacional dos Astrônomos (IAU), que ocorre de 3 a 14 de agosto, no Rio de Janeiro.

Entre as atrações, está uma tenda de 450m que permitirá a observação dos astros do Sistema Solar através de modernos telescópios. Além disso, a programação prevê a realização de palestras, oficinas, mostras de filmes e diversas atividades interativas, dentro das comemorações do ano internacional da Astronomia.

Segundo Rundsthen Vasques de Nader, coordenador de Extensão do Observatório do Valongo e responsável pela tenda da exposição, o principal objetivo é divulgar os conhecimentos de Astronomia para um público que, normalmente, não teria acesso a esse conhecimento. “Haverá, além da tenda, um planetário inflável e exposição de fotografias. Queremos divulgar Astronomia de forma lúdica e agradável”, ressalta.

O evento conta ainda com o apoio de instituições vinculadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia, como Observatório Nacional, Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), além do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, Agência Espacial Brasileira (AEB), Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj),  Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro (SECT), Grupo de Astronomia NGC-51 e Clube de Astronomia do Rio de Janeiro.

Para conferir a programação completa, acesse o site.