Palestra discute relação entre cinema e Psiquiatria

“Cinema e Psiquiatria” foi o tema da palestra realizada na sexta-feira, dia 24, no auditório Henrique Rôxo do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. A apresentação, feita por Elie Cheniaux, médico e pesquisador do Instituto,  baseou-se nos temas do livro Cinema e Loucura – Conhecendo os transtornos mentais através dos filmes, de autoria de Cheniaux.

Segundo o palestrante, os motivos que o levaram a estudar os problemas da mente através do cinema se relacionam ao caráter lúdico (e didático) das produções cinematográficas e à divulgação científica desses transtornos para leigos.

Ao longo da apresentação, foram exibidos trechos de filmes – Como se fosse a primeira vez, Uma mente brilhante e Clube da luta – para que os alunos pudessem perceber diferentes tipos de transtornos, como cognitivos, psicóticos, de humor e de ansiedade, dentre outros, presentes nos protagonistas ou personagens secundários. Além disso, o palestrante mostrou como a ficção provoca algumas distorções ao inventar doenças e mostrar sintomas equivocados.