Categorias
Memória

Fórum atrai atenção de educadores ambientais na Praia Vermelha

Evento, realizado no campus da Praia Vermelha, tem como objetivos avaliar as políticas públicas de Educação Ambiental e servir como instrumento conscientizador.

O VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental foi aberto oficialmente nesta quarta-feira, dia 22, oferecendo uma série de atividades, como exposição de painéis, encontros, oficinas e mesas-redondas, no campus da UFRJ na Praia Vermelha. Participantes de diferentes movimentos sociais e organizações não governamentais começaram a expor seus projetos, trocar experiências na área de educação ambiental e conhecer diferentes espaços nas tendas espalhadas pelo evento.

A sexta edição do Fórum, organizado pela Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), em parceria com a UFRJ, tem como um dos objetivos avaliar e fortalecer a Política Nacional de Educação Ambiental. A conscientização é outro ponto importante. O evento pretende gerar a menor quantidade de resíduos possível. Como exemplo, estão sendo distribuídas canecas de plásticos aos participantes para evitar o acúmulo de copos descartáveis.

Durante a manhã, ocorreram encontros paralelos em diversas salas de aula nas unidades que compõem o campus da Praia Vermelha. Reuniram-se integrantes da Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (Rejuma), da Associação Nacional para Educação Ambiental em Áreas de Manguezal (Edumangue) e de Coletivos Educadores, dentre outras organizações.

No final da tarde, foi realizada a abertura oficial do encontro na tenda principal. Isabel Azevedo, da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ (PR-5), representando o reitor Aloisio Teixeira, ressaltou a importância do encontro para o planejamento de ações e a formulação de políticas públicas na área de meio ambiente. Ainda no primeiro dia, a mesa de abertura “Educação Ambiental, Governança Mundial e Justiça Ambiental” atraiu a atenção do público.

Espaços interativos

No Espaço Gaia Multimídia, acontecem apresentações de teatro e música, além da exibição de vídeos. Já a Feira de Trocas funciona nos próprios estandes, permitindo aos participantes oferecer e trocar produtos e serviços. O evento conta ainda com o VI Fórum Virtual, um espaço no qual os usuários podem interagir e aprofundar discussões por meio do site oficial do Fórum.

Nesta sexta, dia 24, às 10h, está prevista a participação do ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc. O VI Fórum prossegue até o dia 25.   

A tenda principal fica localizada no campo de futebol do campus. As mesas de discussão ocorrem nos salões Pedro Calmon, Moniz de Aragão e Dourado, no Palácio Universitário, na avenida Pasteur, 250 – Campus Praia Vermelha.