“Novarina em Cena” em cartaz no Rio

O projeto “Novarina em Cena” está de volta aos palcos do Rio. Idealizado pela professora da Escola de Belas-Artes da UFRJ Angela Leite Lopes, o projeto traz ao público cinco espetáculos de Valère Novarina, um dos mais importantes dramaturgos contemporâneos. Como parte das atividades, o autor e o artista plástico francês vem ao Rio ministrar uma conferência no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, dia 13 de julho, às 19 horas.

A realização de parte do projeto só foi possível, de acordo com a professora, em função do convênio realizado entre a UFRJ e a Universidade Paris 8, que faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil e dos 40 anos da instituição francesa. “A professora Claude Buchvald, da Universidade Paris 8, fez a proposta de as duas universidades realizarem juntas o espetáculo Vocês que habitam o tempo. Essa experiência enriquece a formação dos estudantes que participam do projeto”, destaca Ângela Leite Lopes. A professora, ressalta ainda a interface entre o artístico e o acadêmico através da realização de um “trabalho contemporâneo dentro do universo acadêmico”.

Há dez anos, a docente traduz as obras de Novarina. Ela descobriu o trabalho do artista em 1999, quando esteve no Festival de Avignon, na França, onde conheceu Carta aos autores, uma espécie de manifesto e um dos trabalhos mais importantes de Novarina, sendo amplamente utilizado nas escolas e cursos de teatro da França. “Minha preferência pelas peças deste autor está baseada no fato de ele ser o que de mais novo surgiu depois de Beckett, que rompeu com o tipo de teatro produzido no século XX”, explica a professora.

Segundo Ângela Leite Lopes, as obras de Novarina têm linguagem própria. Ela destaca que entre as principais características do dramaturgo está a criação de neologismos, a interferência na sintaxe e o recurso da fala como um grande jogo de sentidos. “Nas peças de Novarina, a teatralidade está na fala. Por isso, mesmo os textos que não são produzidos para serem montados acabam sendo, por causa de sua grande teatralidade”, ressalta Angela Leite Lopes.

Espetáculos

A reestréia no Rio do projeto “Novarina em cena” acontece no dia 9 de julho, com a peça Luzes do Corpo – O ator sacrificante, que fica em cartaz até 12/07, no teatro Glauce Rocha. No dia 16, é a vez de Vocês que habitam o tempo.

Já no Teatro Sesc Copacabana, haverá a apresentação das peças A inquietude (16/07), O ateliê voador (17/07) e O animal do tempo (18/07). Os espetáculos ficam em cartaz até o final do mês.

As peças têm a participação dos alunos da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO)_e da Escola de Belas-Artes da UFRJ (EBA), além de alunos de teatro da UniRio e da Universidade Paris 8.