Saiba mais sobre o Novo Enem

Saiba mais sobre o processo seletivo que já vale para 2010.

O Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ (CEG) já decidiu: a universidade passa a adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já para a seleção de 2010. Como as universidades têm autonomia para decidir como ele será aplicado, os conselheiros optaram por utilizar os resultados da prova (objetiva) como primeira fase do seu processo seletivo. Para a segunda fase (provas dissertativas), serão convocados os candidatos classificados em posições até quatro vezes o número de vagas para cada curso. O Conselho Universitário (Consuni) deve deliberar a proposta nas próximas sessões para a divulgação do edital em setembro.

O chamado “Novo Enem” avaliará conhecimentos em quatro áreas de conhecimento, contendo cada uma 45 questões objetivas, que receberão notas individuais. A prova será realizada em duas etapas, nos dias 3 e 4 de outubro. No primeiro dia, os candidatos terão três horas e meia para realizar 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de Ciências Humanas e suas Tecnologias. A segunda parte será composta de provas de Matemática e suas Tecnologias e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que inclui a redação.

O que muda no Enem 2009

Já adotado em universidades federais no processo seletivo para o ano de 2009, o Novo Enem continuará contemplando os conteúdos programáticos referentes ao Ensino Médio. Esse sistema propõe a melhoria do ensino nas escolas, que privilegia a capacidade de raciocínio em detrimento do acúmulo excessivo de matéria.

Outra novidade é a utilização do método Teoria de Resposta ao Item (TRI). Isso significa que as questões que tiverem maior nível de dificuldade valerão mais pontos. Além disso, o exame vale como Certificado de Conclusão do Ensino Médio para os maiores de 18 anos que tenham desempenho satisfatório.

Inscrição

Todas as inscrições devem ser feitas pela internet, mediante pagamento de boleto bancário emitido no valor de R$ 35,00. Os alunos da rede pública e bolsistas de escolas particulares têm isenção. Todos os candidatos receberão um cartão de confirmação de inscrição em casa, pelo correio.

Para outras informações, clique aqui.