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Redes sociais beneficiam práticas empreendedoras

A utilização de redes sociais para identificar oportunidades de negócios foi o tema da palestra sobre empreendedorismo, que integra a programação do IV Seminário de Pesquisa em Ciência da Informação. A apresentação foi feita por Caroline Alison Haythornthwaite, professora da University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA). O encontro ocorreu na última terça-feira, dia 7, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da Praia Vermelha.

De acordo com a convidada, aqueles que possuem uma rede estruturada para as práticas empresariais têm  vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Os benefícios não são necessariamente financeiros, salienta Caroline. Muitas vezes, as redes sociais ajudam a tornar o empreendedor conhecido numa determinada área de negócios. “As condições para um empreendedorismo bem-sucedido são construídas ao longo do tempo e da carreira”, afirma.

A especialista aponta que diferentes fontes de informação atuam nesse ambiente. As redes de negócios incluem fornecedores, clientes, competidores e distribuidoras. Há também as redes profissionais e pessoais, estas integradas por familiares e amigos. Caroline explica ainda que o empreendedorismo na rede passa por cinco diferentes estágios: conhecimento, persuasão, decisão, implementação e confirmação. A fase inicial de conhecimento é uma das mais importantes, ressalta a palestrante: “O conhecimento a partir da mídia é sempre muito tarde para um empreendedor.” 

A última palestra, intitulada “Redes sociais e análise de redes sociais”, ocorre no próximo dia 9 de julho no auditório do CFCH. O IV Seminário de Pesquisa em Ciência da Informação é organizado pela Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação; Centro de Altos Estudos em Ciência da Informação e Inovação; Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).