Categorias
Memória

Louco pela Diversidade 2009

Vão até o dia 13 de julho as inscrições para o “1º Prêmio Louco pela Diversidade 2009: edição Austregésilo Carrano”. O prêmio tem por objetivo destacar iniciativas artísticas culturais inovadoras, com foco em fortalecer e dar visibilidade ao trabalho que vem sendo realizado por pessoas, grupos, organizações ou instituições envolvidas com aqueles que têm algum sofrimento psíquico.
 
Fruto da parceria entre a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, o Ministério da Cultura (SID/ MinC), a Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Saúde (Fiocruz/MS), por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental (LAPS),  a Caixa Econômica Federal e a Representação Regional do Ministério da Cultura do Rio de Janeiro, a iniciativa homenageia nesta primeira edição Austregésilo Carrano, um escritor brasileiro integrante do Movimento da Luta Antimanicomial e autor do livro Canto dos Malditos, em que narra sua experiência nos hospitais psiquiátricos e denuncia os absurdos cometidos diariamente nessas instituições.
 
O edital é dividido em quatro categorias: iniciativas públicas, organização da sociedade civil, grupos autônomos e pessoa física. Serão destinados cinco prêmios para a região Norte, cinco para a região Nordeste e cinco para a Centro-Oeste.
 
Para a escolha dos vencedores, será constituída uma comissão julgadora com artistas da área. A perspectiva é que a entrega do  prêmio aconteça no dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, durante solenidade na Caixa Cultural, localizada no Centro do Rio de Janeiro.
 
Mais informações nos sites
www.ensp.fiocruz.br e www.cultura.org.br.