Cerimônia abre o II Simpósio da Faculdade de Farmácia da UFRJ

Após os minicursos pré-simpósio realizados na manhã da terça-feira, 23 de junho, à tarde aconteceu a cerimônia de abertura do II Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ. No auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco ainda foi apresentada a palestra “A profissão farmacêutica: missões e desafios” e o livro Seis décadas de trajetória da Faculdade de Farmácia, editado pela Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCom).

A solenidade contou com a participação de Ângela Uller, pró-reitora de Pós-Graduação da UFRJ; Almir Fraga, decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Carlos Rangel, diretor da Faculdade de Farmácia (FF); Hélio Mattos, prefeito da UFRJ; Gisela Dellamora, coordenadora do programa de pós-graduação em Ciências Farmacológicas da Faculdade de Farmácia e presidente da comissão organizadora do simpósio; Dulcineia Abdalla, coordenadora da área de Farmácia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e Suely Galdino, coordenadora-adjunta da área da Farmácia na CAPES.

O início da cerimônia foi marcado pelo minuto de silêncio em homenagem ao professor Octávio Augusto Ceva Antunes, farmacêutico e professor titular do Instituto de Química da UFRJ, vítima do acidente aéreo do voo 447 da Air France, em 31 de maio. Em seu discurso, Gisela Dellamora afirmou que o professor Octávio – que viajara para um período de pesquisas colaborativas na área de fármacos antirretrovirais na Universidade francesa Cergy-Pontoise – estaria muito satisfeito com a continuidade do projeto da Faculdade de Farmácia, que resultou na realização da segunda edição do simpósio.

Foi de comum acordo, no discurso dos participantes da mesa de apresentação do simpósio, a importância do evento no que diz respeito à integração entre os três pilares fundamentais da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. A presidente da comissão organizadora, Gisela Dellamora, ressaltou que “o simpósio possui o intuito de divulgar o trabalho da Faculdade de Farmácia da UFRJ e do profissional farmacêutico”. O diretor da FF, Carlos Rangel, mencionou o pioneirismo da faculdade e seu papel em “consolidar as ciências farmacêuticas, uma área estratégica para o Brasil”, desempenhado pelo simpósio.

Hélio Mattos, prefeito da UFRJ, abordou a importância da “oxigenação salutar da Faculdade de Farmácia”, que desempenhará papel fundamental com o crescimento da universidade. Até 2020, de acordo com o Plano Diretor da UFRJ, a comunidade acadêmica crescerá de 65 para 150 mil pessoas e a Cidade Universitária abrigará 10 mil habitantes.

Palestra

Na sequência, Dulcineia Abdalla, coordenadora da área de Farmácia na CAPES, ministrou a palestra “A profissão farmacêutica: missões e desafios”. Foi traçado o panorama histórico da Farmácia no Brasil, desde quando era apenas uma disciplina da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, atual UFRJ, até a reforma curricular de 2002, na qual o curso de graduação em Farmácia passou de três anos e meio para cinco.

A palestrante abordou a importância da articulação entre as ciências médicas e químicas e comparou a formação do profissional de Farmácia no Brasil e nos principais centros mundiais. Concluindo a apresentação, ela expôs a situação do ensino no país, a partir de vasto apanhado estatístico.

Segundo Dulcineia, em 10 anos os cursos de graduação em Farmácia cresceram 1000%, porém esse crescimento não foi acompanhado pelos cursos de pós-graduação. Outra constatação foi a concentração dos centros de ensino e pesquisa na região sudeste.

Memorabilia

O livro Seis décadas de trajetória da Faculdade de Farmácia foi apresentado pela professora Suzana Leitão, da FF. A publicação, que faz parte do projeto Memorabilia, editado pela Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCom), teve exemplares disponibilizados para os participantes do simpósio.

O projeto tem como objetivo fazer um registro histórico das diversas unidades da UFRJ, a partir de textos veiculados em eventos acadêmicos para a difusão do conhecimento científico, não só dentro da comunidade universitária, como para toda a sociedade.

Ao final da tarde, os participantes da abertura do evento foram brindados com a apresentação do coral composto por professores, funcionários e alunos do Instituto de Química da UFRJ e da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ. Em seguida, ocorreu o coquetel de encerramento do primeiro dia do II Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ.