Categorias
Memória

Médicos conversam sobre exercício físico na Coppe/UFRJ

Para orientar os futuros usuários da pista de caminhada do Grêmio do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), que será inaugurada nesta quarta-feira (24/6), os médicos Alexandre Schreiner, chefe do setor de programas especiais da Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST/UFRJ), e Edmundo Novaes, coordenador dos programas de saúde da Pró-reitoria de Pessoal (PR-4/UFRJ), realizaram uma palestra sobre saúde e atividade física na manhã de segunda-feira.

Schreiner observou que o sedentarismo não é um problema recente, mas vem se tornando cada vez mais uma questão de saúde pública: “O sedentarismo é um fator de risco para várias doenças”, alertou Schreiner, informando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê quase dois milhões de pessoas mortas anualmente em decorrência de fatores ligados à inatividade.

O psiquiatra apontou, além disso, as comodidades da vida moderna como causas da pouca prática de exercício físico. Ele acrescentou que a violência urbana tem sua parcela de culpa, pois força “uma espécie de prisão domiciliar”.

Edmundo Novaes concentrou-se no impacto direto que o exercício tem sobre a saúde do indivíduo. Novaes acredita que a qualidade de vida não depende só da prática de atividades físicas, mas também de opções de lazer, do meio ambiente, de hábitos alimentares e do controle do estresse.

— Nenhuma pessoa consegue ter uma boa qualidade de vida e uma boa saúde se não se preocupar com seus hábitos alimentares. Hoje, todos os trabalhos de pesquisa que frisam a atividade física e prevenção de doenças  mencionam a alimentação. É muito importante — disse.

Novaes alertou, por fim, para o perigo dos excessos. Exercício e boa alimentação devem ser adotados com equilíbrio. O médico lembrou que atividade física em excesso pode até causar problemas de saúde, como lesões.

— Quando a gente faz atividade física, tem que estar muito atento ao nosso corpo. Você nunca deve começar uma atividade física que te exija desempenho máximo se você não estava se exercitando. A gente precisa ter muito cuidado e fazer exercícios graduais — finalizou.