Categorias
Memória

Oficina discute práticas de economia solidária

Com o objetivo de contribuir na formulação de políticas públicas sociais, começou hoje, dia 15, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, a Oficina nacional de gestores públicos em economia solidária: cidade e desenvolvimento. O evento, que termina na terça, dia 16, é a última etapa de discussões que vêm sendo realizadas ao longo dos últimos três anos.

A conferência de abertura contou com a presença de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério do Desenvolvimento Social, além de professores da UFRJ e da Universidade Católica de Salvador (UCSAL). As regiões do Brasil estavam representadas por oito governos estaduais e diversos municípios.

Economia Solidária

O termo remete ao conjunto de atividades econômicas e sociais que se contrapõem à exploração do trabalho e dos recursos naturais. Distribuição de renda, inclusão social, proteção dos ecossistemas e desenvolvimento sustentável são alguns dos conceitos que estão sendo discutidos pelos especialistas. Eles também refletem sobre a importância da formação de cooperativas, associações, clubes de troca e empresas autogestionárias.

No evento, os palestrantes abordaram a implantação de um sistema público, a questão das leis e das finanças e a criação de órgãos que possam fortalecer as políticas ligadas à prática econômica solidária. “Desejamos pensar na economia solidária de maneira ampla e não apenas estatal, sobre a questão das mulheres, do meio ambiente e das melhorias que podem ser feitas”, defendeu Marcelo Henrique Costa, secretário especial de Desenvolvimento Solidário do município do Rio de Janeiro.

As discussões prosseguem no dia 16, com as conferências “Brasil e economia solidária: por uma política de desenvolvimento” e “A economia solidária nas políticas de desenvolvimento econômico e social do país”, além da mesa “De políticas de governo para políticas públicas – construindo a institucionalização da economia solidária”. No dia 17, será realizada também uma oficina voltada para os gestores participantes.

O evento acontece no Salão Moniz de Aragão, das 8h30 às 18h. O FCC localiza-se no campus da Praia Vermelha, na avenida Pasteur 250, Urca.