Seminário marca inauguração do Núcleo de Estudos Internacionais

A crise econômica internacional foi o tema do seminário de inauguração do Núcleo de Estudos Internacionais (NEI/UFRJ), iniciado na tarde de quinta-feira, dia 4, com a participação de Franklin Serrano e Carlos Aguiar de Medeiros, professores do Instituto de Economia (IE/URFJ). O evento termina hoje, dia 5, com uma série de palestras ao longo do dia no prédio do NEI, reformado e entregue em dezembro do ano passado no campus da Praia Vermelha. O encerramento terá a presença do reitor Aloísio Teixeira, que falará sobre as perspectivas da UFRJ em estudos internacionais.

Na abertura do seminário, os professores Franklin Serrano e Carlos Medeiros abordaram a crise americana, o dólar e seus impactos sobre as estratégias nacionais de desenvolvimento. Serrano apontou alguns fatores estruturantes que contribuíram para o cenário de recessão, como a desregulamentação financeira e a concentração de renda. Lembrou também que, embora a crise econômica tenha começado a produzir seus efeitos em outubro de 2008, os Estados Unidos já apresentavam uma crise financeira desde meados de 2007. Segundo ele, a desvalorização do dólar combinada com outras políticas econômicas ajudou a evitar a recessão naquela ocasião. Na avaliação de Serrano, não é possível comparar o atual cenário com nenhum outro período histórico anterior, referindo-se, por exemplo, à crise de 1929.

Medeiros fez algumas reflexões com base em indicadores econômicos de países centrais, da Ásia e da África. Segundo ele, apesar de a crise reforçar a tese dos defensores de uma política econômica intervencionista, que prega um controle maior do Estado sobre o capitalismo, não há uma descontinuidade com o modelo anterior baseado no livre comércio e numa certa autonomia dos mercados financeiros. “A política fiscal é muito tímida do ponto de vista social na direção do pleno emprego ou redução da concentração de renda”, afirmou.

Após a palestra, o debate teve a participação de Maria da Conceição Tavares, professora emérita do IE/UFRJ. O seminário de inauguração do Núcleo prosseguiu no final da tarde com a palestra “A integração latino-americana e a crise”, apresentada pelos professores José Luis Fiori e Ingrid Sarti. Em seguida, houve um coquetel para recepcionar os novos professores do NEI/UFRJ. O Núcleo oferece, a partir desse ano, um Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional (PEPI).

Confira a programação de hoje, dia 5:

8h30 – 9h – Coffee Break

9h – 11h30 – Alfredo Saad Filho (University of London) e Matias Vernengo (UFRJ) – A Crise do Neoliberalismo

14:00 – 16:00 Eric Mielants (Fairfield University) e Alcino Camara Neto (UFRJ) – Método e Teoria em Economia Política Internacional

16:00 – 16:30 – Coffee Break

16:30 – 17:30 – Aloísio Teixeira (Reitor da UFRJ) – Encerramento: As perspectivas da UFRJ em estudos internacionais