">“Estátuas e Esculturas da UFRJ” é o nome da exposição fotográfica apresentada pelo Banco de Imagens da CoordCOM-UFRJ.

Estátuas e esculturas da UFRJ são temas de exposição

Tu és / Divina e graciosa / Estátua majestosa / Do amor / (…)

Os versos de A rosa, valsa composta por Pixinguinha, com letra de Otávio de Souza, nos fazem pensar em Pigmaleão que, apaixonado, clama à Afrodite, deusa do amor, por um sopro de vida em sua mais bela criação, a escultura Galatéia. As estátuas têm esse poder, apaixonar aqueles que as vislumbram em sua essência.

Na exposição "Estátuas e Esculturas da UFRJ", oferecemos ao observador algumas imagens que representam a beleza, religiosidade, cultura, história e arte e podem ser encontradas pelos campi de nossa universidade.

Silentes testemunhas da história, elas, assim como a esculturas expostas, compõem um manancial de riqueza artística em nossa universidade. As relíquias desse acervo podem ser conhecidas e contempladas. São 21 imagens e, dentre elas, figuram obras como a estátua do imperador Dom Pedro II, localizado no Museu Dom João VI; a imagem de São Francisco de Assis (HESFA); e a Estátua da Caridade, no jardim do Palácio Universitário, no campus da Praia Vermelha.

Sem perigo de serem devorados, convidamos aqueles que estejam dispostos a decifrarem os encantos de nossas estátuas e esculturas.

Para conferir a exposição, acesse www.imagem.ufrj.br.