Seminário sobre mobilização social e gestão pública

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ promove, no dia 15 de junho, o Seminário "Participação e Mobilização Social – Impactos e Perspectivas na Gestão de Políticas Públicas" no Instituto Universitário de Pesquisas no Rio de Janeiro (IUPERJ). A abertura do evento será às 9h com a presença de Marcus Figueiredo, cientista político e diretor do IUPERJ, Paula Montero, pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e professora da Universidade de São Paulo (USP), e John Gaventa, sociólogo e professor do Institute of Development Studies (IDS) da Universidade de Sussex, Inglaterra.

Ao final do encontro, será lançado o livro Novos Espaços Democráticos: Perspectivas Internacionais, de Andrea Cornwall e Vera Schattan.

O IUPERJ fica localizado na Rua da Matriz, 82, em Botafogo.

Programação:

9h30 – 10h – Abertura

10h – 12h – Participação, mobilização e cidadania: as pesquisas do CDRC no Brasil
Coordenador: Zander Navarro (UFRGS/IDS)
Apresentações: Vera S. Coelho (CEBRAP-NCD), Arilson Favareto (CEBRAP-NCD/UFABC) e Joanna Wheeler (IDS)
Debatedora – Kathryn Hochstetler (University of Waterloo)

14h – 15h30 – Assumindo a perspectiva do cidadão: experiências internacionais
Coordenador: Jorge Romano (ActionAid)
Apresentações: John Gaventa (IDS/Oxfam) e Andrea Cornwall (IDS)
Debatedora: Evelina Dagnino (UNICAMP)

15h30 – 17h30 – Debatendo a agenda de pesquisa: implicações para a teoria e as políticas públicas
Coordenadora: Argelina Figueiredo (IUPERJ/CEBRAP)
Apresentações: John Dryzek (Australian National University) e Leonardo Avritzer (UFMG)
Debatedores: Jenny Pearce (University of Bradford) e Vera Coelho (CEBRAP-NCD)

Obs.: As apresentações serão em inglês e não haverá tradução simultânea.

17h30 – Coquetel e lançamento do livro Novos Espaços Democráticos: Perspectivas Internacionais, de Andrea Cornwall e Vera Schattan Coelho (org.).