Categorias
Memória

Especialistas discutem informação quântica

A palestra desta semana do ciclo de conferências “Fronteiras da Ciência”, da Coordenação de Programas de Estudos Avançados (Copea) da UFRJ, será realizada nesta quinta, dia 4, pelo professor e físico da UFRJ Luiz Davidovich. O evento acontece às 17h30 no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura, no campus da Praia Vermelha.

O físico apresentará um panorama sobre informação quântica,  nova área de pesquisa surgida no início dos anos 80. Esse campo do conhecimento estuda métodos para caracterizar, transmitir, armazenar, compactar e usar computacionalmente a informação contida em estados quânticos.

A informação quântica é uma ciência que vem evoluindo rapidamente nos últimos anos com a expectativa de suprir deficiências e necessidades nas áreas da telecomunicação, criptografia e computação quântica. Luiz Davidovich é professor titular do Instituto de Física da UFRJ e doutor pela Universidade de Rochester.

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ fica localizado no 2° andar do Palácio Universitário, campus da Praia Vermelha. O endereço é av. Pasteur, 250, Urca.