Protógenes debate Operação Satiagraha na UFRJ

O Laboratório de Inteligência e Pesquisa de Marketing Social (LIMK), da Escola de Comunicação da UFRJ, promove nesta quinta-feira, dia 4, a palestra “Sigilo policial x liberdade de imprensa” com o delegado afastado da Polícia Federal e ex-chefe da Operação Satiagraha, Protógenes Queiroz. A palestra será realizada às 19h no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ). O evento, aberto ao público, é uma atividade complementar da disciplina Comunicação e Realidade Brasileira, ministrada pelos professores Eduardo Refkalefsky e Fátima Fernandes.

O palestrante pretende esclarecer os dilemas envolvidos na Operação Satiagraha, iniciada pela Polícia Federal em 2004 para investigar um suposto esquema ilegal de investimentos no exterior envolvendo banqueiros e investidores. Enquanto Protógenes chefiava a operação, 17 pessoas chegaram a ser presas, dentre elas o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o empresário Naji Nahas, todos acusados de desvio de verbas públicas e crimes financeiros.

O delegado é acusado pelo Ministério Público Federal de violar o sigilo funcional, pois teria transmitido informações sobre a Operação Satiagraha para jornalistas, e também de fraude processual, por ter supostamente alterado um vídeo produzido durante a investigação. Atualmente, Protógenes é alvo de dois novos inquéritos: um por espionagem a autoridades e outro por ligação com adversários do banqueiro Daniel Dantas.

O Fórum de Ciência e Cultura fica localizado no 2° andar do Palácio Universitário, no campus da Praia Vermelha. O endereço é Av. Pasteur, 250, Urca.