CLA dá início a simpósio dos cursos de Graduação

Criar um ambiente que proporcione o sentimento de bem-estar aos alunos de graduação do Centro de Letras e Artes (CLA) da UFRJ e integrar alunos, professores e funcionários:  esse é o mote do I Simpósio dos Cursos de Graduação do CLA. O evento acontece entre os dias 13 e 14 de maio, das 9h30 às 16h30, no Salão Azul, na Reitoria da UFRJ.

A conferência de abertura do simpósio foi realizada no dia 13 de maio, das 10h às 10h40. Compondo a mesa de abertura estavam por Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, Cristina Tranjan, Coordenadora de Graduação do CLA, Flora de Paoli Faria, Coordenadora de Pós-Graduação do CLA, Leo Afonso Soares, Decano do CLA, Almir Valladares, decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e Eduardo Marques, que estava representando Belkis Valdman, pró-reitora da PR-1.

Sobre a importância do bem-estar no espaço acadêmico, Valladares afirmou: “O bem-estar e a qualidade de vida são fundamentais para que os universitários consigam bons resultados. Por isso, esses assuntos devem fazer parte de nossas reflexões.” Já Cristina Tranjan explicou as motivações e os objetivos do encontro: “Constatamos que muitos alunos não têm suporte emocional e financeiro, e por isso trancam suas matrículas e abandonam a universidade. Então, nós estamos trabalhando no sentido de resgatar a qualidade de vida desses alunos através de atividades como a musicoterapia e a arteterapia. O espaço físico da universidade também precisa de melhorias; as instalações devem ser o mais confortáveis e acolhedoras possível.”

– Gostaríamos que os alunos encontrassem aqui um ambiente ameno e agradável, onde se sentissem acolhidos para que pudessem alcançar o conhecimento de forma prazerosa – pontuou   Flora de Paoli. Eduardo Marques também pensa da mesma forma. Segundo ele, o sentimento de bem-estar por parte dos estudantes da UFRJ é muito importante uma vez que  determina o tipo de profissional que atuará em nossa sociedade.

Aloísio Teixeira encerrou o evento destacando a importância da iniciativa. O reitor disse estar feliz e criticou a postura da universidade, que, segundo ele, tem dado mais apoio à pós-graduação e à extensão em detrimento dos cursos de graduação. “A graduação tem sido desprezada ao longo do tempo. Basta observarmos o número de salas de aula que estão sendo transformadas em laboratórios para constatarmos essa situação”,  pontuou o reitor.

Depois de um coffee-break oferecido a todos os participantes,   teve início a mesa-redonda “O Trabalho das Coordenações de Orientação Acadêmica  Junto aos Alunos”.