">O Conselho de Ensino de Graduação (CEG) aprovou nesta quarta, dia 6, o indicativo de participação da UFRJ no uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma das fases do vestibular.

UFRJ aprova uso do Enem como uma das etapas do Vestibular

O Conselho de Ensino de Graduação (CEG) aprovou nesta quarta, dia 6, o indicativo de participação da UFRJ no uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma das fases do vestibular. O formato de utilização das provas objetivas do Exame ainda será discutido nas próximas reuniões do colegiado, que aguarda o detalhamento maior da proposta do Ministério da Educação (MEC). Pela deliberação aprovada por unanimidade, a UFRJ manterá o atual modelo de provas discursivas numa etapa posterior do Vestibular.

Segundo o documento, a participação está condicionada à análise dos procedimentos de elaboração e aplicação das provas do novo Enem, que será feita por uma comissão específica do CEG. Belkis Valdman, pró-reitora de Graduação, destacou o caráter “histórico” da decisão. Segundo Belkis, que preside o CEG, a sinalização da universidade ao MEC quanto ao indicativo de participação demonstra o interesse da UFRJ em promover a democratização do acesso ao ensino superior.

“A mudança do tipo de prova no vestibular, de múltipla escolha para questões descritivas, imprimiu uma transformação no ensino médio e nos próprios cursos de preparação para o vestibular. De qualquer forma, esse tipo de acesso premia o mérito de alunos de escolas boas, a grande maioria privadas. Agora o indicativo de utilizar o Enem pode proporcionar uma influência diferente, porque sinaliza a preocupação da universidade em se abrir para os alunos de ensino médio das escolas públicas".