Durante o trabalho em laboratório, um pesquisador fica exposto a situações de risco que resultam de inadequadas condições de biossegurança. Para pensar alternativas a esta problemática, está sendo organizado o Programa de Pesquisa de Manejo de Risco, sob a coordenação de Tomaz Lagenbach, professor e chefe do Laboratório de Toxicologia da UFRJ. Sediado no Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ), o programa se propõe a discutir melhorias para o trabalho de pesquisa, de forma a reduzir os riscos dos profissionais e ainda amenizar a contaminação ambiental.
A primeira reunião do grupo será realizada no dia 8 de abril, às 14 horas, no gabinete do Fórum de Ciência e Cultura, localizado na avenida Pasteur, nº 250, 2º andar.
Nesse sentido, o programa aponta a idéia de criar o “Selo de Biossegurança”, uma forma de reunir informações quanto a equipamentos, instalações e normas de proteção de cada laboratório. Além disso, a proposta estende-se à oferta de um curso a distância que visa alertar aos estudantes que ingressam nos laboratórios sobre os cuidados básicos de para o trabalho neste local.