Futuros engenheiros recebem orientação sobre o curso

Foto: Agência UFRJ de Notícias

René Abreu: último palestrante da manhã

Os novos alunos de Engenharia Civil tiveram nesta terça-feira, (10/3) mais informações a respeito da carreira que escolheram. Os esclarecimentos foram dados durante a abertura da Semana de Engenharia Civil organizada pela Escola Politécnica, que contou com a presença de Marcelo Gomes Miguez, coordenador da Engenharia Civil, e Eduardo Serra, vice-diretor da Engenharia Civil.

Serra abordou a atuação dos profissionais de Engenharia Civil se associando a outros campos da Engenharia, como a Urbana, e falou sobre os desafios da Engenharia no Brasil hoje, citando projetos da Petrobras relacionados à exploração de pré-sal.

Segundo ele, a UFRJ é uma das melhores universidades, em virtude dos projetos de pesquisa nela realizados, utilizando conhecimento para oferecer soluções à sociedade. “A tecnologia não é neutra, ela é gerada para atender interesses. No nosso caso, o interesse da sociedade”, disse o vice-diretor.

Em seguida, Marcelo Miguez discursou sobre a importância desse evento para os alunos que chegam, tendo sido organizado por alunos e contando com a participação do Programa Especial de Treinamento (PET). O coordenador comentou ainda a respeito das diversas engenharias que se associam, como a Engenharia Ambiental e a Engenharia Urbana se associam à Civil, e listou as especializações que a UFRJ oferece ao final do curso, podendo o aluno se especializar em Construção Civil, Transportes, Mecânica do Solo, Recursos Hídricos ou Estruturas.

A professora Elaine Garrido Vazquez deu continuidade às palestras, apresentando o Departamento de Construção Civil, o curso de Engenharia, áreas de atuação, dificuldades e possibilidades de formação no tempo correto de curso, além de contar algumas experiências pessoais. Elaine chama atenção para a importância das construções sustentáveis e do uso de tecnologias para reduzir os impactos ao meio ambiente. Sobre a crise, Vazquez acredita que “é o momento de encarar o risco como uma oportunidade de crescimento”.

O último palestrante da manhã foi René Abreu, gerente de eficiência do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), que alertou os novos alunos sobre a importância da ecoeficiência, processo em que há maior produção com menor gasto de recursos e menor geração de resíduos poluentes, e da sustentabilidade, para a criação e implementação dos novos projetos.

Ele apresentou também o LEED, Leadership in Energy and Environmental Design, um programa de certificação independente e um padrão internacionalmente aceito para projeto, construção e operação de edificações de alto desempenho, respeitando os princípios de ecoeficiência e sustentabilidade.

A Semana de Engenharia Civil continua até amanhã (12/3) e encerra com uma visita técnica às obras de expansão do Cenpes.