Inspiração premiada

Oito estudantes do ensino médio aprovados nos vestibulares de 2008 e o professor Giuseppe Inesi receberam homenagens na última sexta-feira (20/3) no evento “20 minutos de Inspiração” realizado no auditório Rodolpho Rocco. A apresentação de um grupo de índios Guaranis completou a solenidade que é realizada pelo menos uma vez por mês para mostrar admiração e respeito a qualquer um que inspira outras pessoas a tornar o mundo melhor.

As reuniões acontecem há pelo menos um ano e meio em um dos auditórios do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Idealizado pelo professor emérito da UFRJ em Bioquímica Médica, Leopoldo de Méis, o evento é aberto a toda a comunidade acadêmica. Um dos pontos altos do encontro é o lançamento de uma questão desafio que rende premiações em dinheiro, custeadas por um mecenas.

O professor americano Giuseppe, da Califórnia Pacific Medical Center Research Institute (EUA), contribuiu muito para o desenvolvimento do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ ao receber alunos de pós-graduação e ajudar na obtenção de bolsas de pesquisas para os estudantes. Os outros homenageados foram os alunos de pós do próprio instituto que educam estudantes de baixa renda.

— Nós temos um programa de apoio a jovens selecionados nos cursos de férias que damos para as escolas públicas da periferia. Aqueles que se destacam, além de convidados para trabalhar em nossos laboratórios recebem ajuda para desenvolver os estudos e conquistar uma vaga em universidades públicas — conta o professor Méis.

Para poder provocar a curiosidade dos estudantes, que, segundo Leopoldo Méis, ficam muito centrados nos trabalhos de tese e esquecem da realidade do mundo, surgiu a pergunta desafio. A questão deste mês é: “O que é ciência?”. Quem quiser pode participar escrevendo uma resposta em tom inspirador para elipaiva@bioqmed.ufrj.br até meados de abril.