Seminário na Praia Vermelha discute políticas de informação

O curso de Ciência da Informação realizou sua aula inaugural na última segunda, dia 16, com a primeira palestra do III Seminário de Pesquisa em Ciência da Informação — Política e Regime de Informação: abordagens teóricas e metodológicas. O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) e Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação da UFRJ.

Na segunda, a mesa foi coordenada por Célia Zaher, do IBICT, e teve como debatedora convidada Ingrid Sarti, professora da UFRJ. Nesta palestra, intitulada “Informação e política: mudanças paradigmáticas no campo da pesquisa contemporânea”, Sandra Braman, professora do Departamento de Comunicação da Universidade de Wisconsin, em Milwaukee, EUA, abordou o impacto das transformações provocadas pelas novas tecnologias na circulação da informação e na política.

As palestras são realizadas, das 14h às 17h, no Auditório Manuel Maurício do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da Praia Vermelha, que fica na Av. Pasteur, 250. Interessados devem inscrever-se pelo e-mail andersonlcr@ibict.br.

Confira a programação das próximas palestras:

23/03 – “Política de Informação e Regime de Informação: revisão crítica de arcabouços analíticos e conceitos” com a debatedora Maria Cristina Soares Guimarães (ICICT/FIOCRUZ) e coordenação de Maria Nélida González de Gómez (IBICT).

30/03 – “Pesquisa em Política da Informação nos Níveis Macro e Micro: questões, métodos e instrumentos” com o debatedor José Maria Jardim (UFF) e coordenação de Sarita Albalgi (IBICT).

06/04 – “Fazendo uso da análise da Política de informação: política, elaboração de política, pedagogia” com o debatedor Giuseppe Cocco (UFRJ) e coordenação de Eduardo Martins (ICICT/FIOCRUZ).