Núcleo de Pesquisa da UFRJ inaugura laboratório de Ressonância Magnética

Foi realizada hoje, dia 19 de março, a solenidade de inauguração do Laboratório Multiusuário de Análises por RMN (LAMAR) do Núcleo de Pesquisa de Produtos Naturais (NPPN). O novo laboratório é equipado com dois espectrômetros Varian de ressonância, um de 500mhz acoplado a um cromatógrafo líquido e outro de 400mhz. Esses aparelhos trarão grande contribuição para as pesquisas da UFRJ e de outros centros de pesquisa do país. Eles permitem ao cientista identificar as moléculas que compõe qualquer substância líquida e serão muito úteis para diversas áreas, como bioquímica, física, farmácia e biologia.

– A demanda por análises de RMN é muito grande no NPPN e não ter esse equipamento de RMN nos atrapalhava demais, principalmente no desenvolvimento de teses – contou Luzineide Tinoco, coordenadora do LAMAR e uma das responsáveis pela aquisição dos espectrômetros.

Além da coordenadora do laboratório, estiveram presentes na solenidade Almir Fraga Valladares, Decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Jerson Lima, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), professora Gilda Leitão, diretora do NPPN e o professor Paulo Costa, também do NPPN.

Luzineide contou que idéia de criar o LAMAR partiu da sugestão do professor Fábio Almeida do (IBqm) que lhe incentivou a se inscrever em algum edital para a aquisição do aparelho de RMN. A professora seguiu o conselho e, juntamente com os colegas Paulo Roberto Costa e Sonia Soares Costa, desenvolveu o projeto Aquisição de um Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear acoplado a um Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (CL-RMN) que foi submetido a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Com o apoio de 50 pesquisadores da UFRJ e de outras entidades, como Embrapa, IME, Fiocruz e UFMG, o projeto foi aprovado e o LAMAR tornou-se possível.

Com o projeto, o NPPN obteve um financiamento de R$ 1.150.000,00 para a compra do espectrômetro de 500mhz acoplado a um acoplado a um cromatógrafo, além de ter também ajuda com as despesas de infra-estrutura para a criação do laboratório. Depois disto o NPPN conseguiu junto à FAPERJ verba para a compra de um segundo aparelho, este de 400mhz. “A FAPERJ tem procurado apoiar a infra-estrutura de pesquisa através do financiamento de equipamentos e recuperação da estrutura física das universidades” disse Jerson Lima.

O LAMAR será aberto a qualquer pesquisador mesmo de fora da UFRJ. Os interessados em análises por RMN deverão preencher um formulário de solicitação que estará disponível no laboratório e no site www.nppn.ufrj.br/rmn. Os usuários poderão manipular diretamente os aparelhos se tiverem o treinamento adequado, caso contrário contarão com a ajuda de dois técnicos. “O CCS tem agora a maior concentração de aparelhos de RMN por metro quadrado no Brasil” disse o Paulo Costa se referindo ao Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas (CNRMN), do Instituto de Bioquímica da UFRJ, que também possui espectrômetros de RMN de alta resolução.

Ao final da cerimônia foram entregues prêmios aos três primeiros colocados no concurso que escolheu, por voto popular, o logotipo do laboratório. Realizou-se também uma visita ao LAMAR que se seguiu do início do I Simpósio de RMN do NPPN – A RMN no Brasil: Avanços e Perspectivas, evento que continua por todo dia de amanhã e pretende informar ao público sobre a história e os possíveis usos da ressonância.