Visita ao Cenpes encerra semana da Engenharia Civil

Uma visita técnica às obras de expansão do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) encerra, nesta quinta-feira (12/3), as atividades da Semana de Engenharia Civil. O evento reuniu por três dias professores e profissionais da área para informar aos novos alunos da universidade sobre o curso e a carreira, com diversas palestras realizadas no auditório André Rebouças, localizado no Centro de Tecnologia.

Na solenidade de abertura, Eduardo Serra, vice-diretor da Engenharia Civil, destacou a atuação dos profissionais de Engenharia Civil se associando a outros campos da Engenharia, como a Urbana, e sobre os desafios da Engenharia no Brasil hoje, exemplificando com projetos da Petrobrás relacionados à exploração do Pré-Sal. Segundo ele, a UFRJ é uma das melhores universidades em virtude dos projetos de pesquisa realizados, nos quais as pessoas utilizam o conhecimento para oferecer soluções à sociedade. “A tecnologia não é neutra, ela é gerada para atender interesses. No nosso caso, o interesse da sociedade”, disse o vice-diretor.

Em seguida, o coordenador de graduação da Engenharia Civil, Marcelo Miguez, discursou sobre a importância do evento para os alunos que chegam, tendo sido organizado também por estudantes e contando com a participação do Programa Especial de Treinamento (PET). O coordenador comentou ainda sobre as associações do campo, como a Engenharia Ambiental e a Engenharia Urbana se unindo à Civil. Ele listou as diversas especializações que a UFRJ oferece ao final do curso, podendo os alunos optarem pela formação em Construção Civil, Transportes, Mecânica do Solo, Recursos Hídricos ou Estruturas.

A professora Elaine Garrido Vazquez, outra participante do evento, apresentou o Departamento de Construção Civil, o curso de Engenharia, as áreas de atuação, as dificuldades e as possibilidades de formação no tempo correto de curso, além de contar algumas experiências pessoais. Elaine chamou a atenção para a importância das construções sustentáveis e do uso de tecnologias para reduzir os impactos ao meio ambiente. Ao comentar sobre a crise econômica internacional, Vazquez acredita que “é o momento de encarar o risco como uma oportunidade de crescimento”.

René Abreu, gerente de eficiência do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), que também participou do primeiro dia do evento, alertou os novos alunos sobre a importância da sustentabilidade e da ecoeficiência — processo em que há maior produção com menos desperdício e geração de poluentes, para a criação e implementação dos novos projetos.

Abreu apresentou também o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um programa de certificação independente com padrão internacionalmente aceito para projeto, construção e operação de edificações de alto desempenho, respeitando os princípios de ecoeficiência e sustentabilidade.